Publicidade

Secretaria de saúde investiga caso suspeito de meningite em Presidente Olegário

Prefeitura e Secretaria de Estado de Saúde emitiram nota; e no momento não há necessidade de interdição do local.

Um caso suspeito de meningite está sendo investigado em Presidente Olegário, paciente é uma criança, de 9 anos, que encontra-se internada no o Hospital Regional Antônio Dias em Patos de Minas. A criança encontra-se com a vacina de meningite em dia.

A Prefeitura de Presidente Olegário e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais emitiram nota sobre o caso suspeito de meningite no município na tarde desta sexta-feira (23). (Notas completas no final da reportagem)

A nota informa que o material necessário para exames foi coletado e, conforme o protocolo foi encaminhado à Fundação Ezequiel Dias (Funed) para análise laboratorial. O prazo para a divulgação do resultado não foi informado.

Ainda conforme a nota da Prefeitura, no momento, não há necessidade de profilaxia/interdição do local

Também em nota a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), informou que acompanha a investigação do caso para identificar o agente causador da doença, mapear os contatos próximos e adotar, se necessário, as medidas de prevenção e controle preconizadas.

Nota da Prefeitura de Presidente Olegário

A Secretaria Municipal de Saúde informa que uma criança encontra-se internada no Hospital Regional, com quadro clínico tratado como suspeita de meningite.
O material necessário para exames foi coletado e, conforme o protocolo, encaminhado à Fundação Ezequiel Dias (FUNED) para análise laboratorial.
A Secretaria reforça a importância da atenção aos sintomas da meningite, que podem incluir:
•Febre
•Cefaleia (dor de cabeça intensa)
•Rigidez na nuca
•Vômitos
•Fotofobia (sensibilidade à luz)
•Aparecimento de petequias (manchas vermelhas) na pele
Na presença desses sintomas, a orientação é procurar imediatamente o Hospital Municipal Darci José Fernandes para avaliação médica.
De acordo com a Gerência Regional de Saúde, no momento, não há necessidade de profilaxia/interdição do local. 
Ressaltamos que a criança de 9 anos encontra-se com a vacina de meningite em dia.
Todas as medidas de vigilância e prevenção estão sendo adotadas, conforme as diretrizes do Ministério da Saúde.

Nota da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informa que acompanha, junto à Vigilância em Saúde do município,  a investigação de um caso suspeito de meningite de um residente de Presidente Olegário. O paciente está internado no Hospital Regional Antônio Dias, em Patos de Minas.

A Vigilância Epidemiológica local realiza a investigação para identificar o agente causador da doença, mapear os contatos próximos e adotar, se necessário, as medidas de prevenção e controle preconizadas.

A SES-MG reforça que, em situações de suspeita de meningite, é fundamental a notificação imediata, a coleta de amostras para diagnóstico laboratorial e a avaliação da necessidade de medidas como quimioprofilaxia e atualização vacinal, de acordo com o tipo de meningite eventualmente confirmado.

 

 

Por Juarez Martins

Publicidade

Leia Também