A Câmara Municipal de Presidente Olegário aprovou nesta sexta-feira (14), de forma unânime, o projeto de lei que concede prioridade no atendimento e na marcação de consultas, exames e tratamentos para pessoas com suspeita ou diagnóstico de câncer.
O projeto de Lei 005/2025 é de autoria do vereador Pedro de Castro (PP). Segundo o parlamentar as pessoas tem dificuldades para marcar consultas e realizar exames. “A proposta é relevante para garantir ao paciente com suspeita ou diagnóstico de câncer”, disse o vereador.
De acordo com o projeto, fica criado no município de Presidente Olegário a prioridade no atendimento e na marcação de consultas, exames e tratamentos para pessoas com suspeita ou diagnóstico de câncer, devendo os órgãos responsáveis tomar todas as medidas cabíveis e necessárias na priorização das medidas ora delimitadas.
O projeto também assegura que o município de Presidente Olegário ofereça de forma gratuita de colonoscopia em toda sua rede pública, bem como a biópsia em caso de necessidade médica e o exame Punção Aspirativa por Agulha Fina (PAAF de tireoide).
Para o vereador a demora de marcação pelo Sistema Único de Saúde (Sus) e o preço elevado na rede particular, faz com que muitos pacientes não conseguem realizar os exames o que dificulta ainda mais o tratamento. “O câncer não espera, avança muitas vezes silencioso enquanto famílias vivem na angústia da espera por uma consulta, exame ou início de tratamento. A gratuidade que pode salvar vidas”, declarou o vereador Pedro Osvando de Castro.
Por Juarez Martins