Publicidade

Morte de um homem por suspeita de malária será investigada em Presidente Olegário

O homem, de 50 anos, tinha retornado de Angola, área endêmica para a doença.

A Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais informou no final da tarde desta quarta-feira (15), que está investigando a morte de um homem, de 50 anos, que pode ter morrido infectado por malária. Essa doença é transmitida por um mosquito, é grave, mas ela não passa de uma pessoa para outra. Por isso, a população não precisa se assustar.

O homem, de 50 anos, tinha retornando de Angola, na África, e estava hospedado na casa de familiares no Distrito de Santiago, município de Presidente Olegário, onde já residiu também. Ele recebeu o primeiro atendimento em Presidente Olegário, e posteriormente no Hospital Regional Antônio Dias em Patos de Minas, onde faleceu em 15/01/2025.

O corpo do homem, foi velado em Presidente Olegário  e foi transladado para a cidade de Mercês/MG – terra natal do paciente -, onde será velado. O sepultamento será nesta quinta-feira (16), em horário a ser confirmado.

Em nota   a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais informou que a investigação epidemiológica e ações de prevenção e controle estão sendo realizadas pelo município de Presidente Olegário. (nota no final da reportagem).

A secretaria municipal de Saúde de Presidente Olegário, Lara Fernandes disse  que o município já foi notificado e que as providências estão sendo tomadas conforme orientação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Patos de Minas.

Nota da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) 

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informa que foi notificada de óbito de paciente com suspeita de malária, ocorrido no dia 14/01/2024, no Hospital Regional Antônio Dias, em Patos de Minas.

O paciente é do sexo masculino, tem 50 anos e é proveniente de Angola, na África, área endêmica para a doença.

A SES-MG informa que acompanha o caso por meio da Unidade Regional de Saúde de Patos de Minas. A investigação epidemiológica e ações de prevenção e controle estão sendo realizadas pelo município de Presidente Olegário, onde o paciente estava hospedado e recebeu o primeiro atendimento, e pelo Hospital Regional de Patos de Minas.

O que é malária?

O Ministério da Saúde define a malária como uma “doença infecciosa febril aguda”, causada por “protozoários transmitidos pela fêmea infectada do mosquito Anopheles”.

Qualquer pessoa pode contrair a malária. Quem apresenta várias infecções da doença pode atingir uma imunidade parcial, com poucos ou quase nenhum sintoma.

Quais são os sintomas?

Os mais comuns são:

  • febre alta;
  • calafrios;
  • tremores;
  • sudorese;
  • dor de cabeça, que podem ocorrer de forma cíclica.

De acordo com o Ministério da Saúde, muitas pessoas também sentem náuseas, vômitos, cansaço e falta de apetite, principalmente antes da fase aguda.

 

Como é feito o tratamento?

O paciente recebe comprimidos fornecidos nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Somente os casos graves precisam de hospitalização.

O tratamento indicado depende de alguns fatores: espécie do protozoário infectante; idade e o peso; condições associadas, como gravidez e outros problemas de saúde; e gravidade da doença.

Por Juarez Martins

Publicidade

Leia Também

Publicidade