Mesa Diretora da Câmara Municipal composta só por mulheres é eleita para comandar o Legislativo em 2024

Os vereadores da Câmara Municipal de Presidente Olegário elegeram nesta terça-feira (19) três mulheres para formar a Mesa Diretora da casa na gestão em 2024. A vereadora Clênia Cecília Coelho “Clênia da Saúde” foi eleita a presidente da Câmara, ao lado da vice-presidente Mirsandra Pereira e da secretária Genilda Araújo Diniz.

A votação para escolha da nova Mesa Diretora conforme determina o Regimento Interno foi realizada através de votação aberta. A única chapa inscrita para concorrer a eleição foi denominada de “Chapa Inclusiva” e obteve 10 votos favoráveis (Branco Teodoro, Clênia da Saúde, Genilda Araújo, Júnior da Saúde, Leandro Nunes Bodão, Markim Araújo, Moacir Soares, Mirsandra Pereira, Tião Roberto e Pedro Osvando de Castro). O vereador Reis Teles absteve o voto.

Nos 76 anos de Câmara Municipal de Presidente Olegário é a primeira vez que a Mesa Diretora composta só por mulheres é eleita; e a segunda vez que uma mulher preside o Legislativo, a primeira a ser eleita, foi a então vereadora Zélia Queiroz que comandou a Casa por dois mandatos em 2009 e 2020.

As eleitas “Clênia da Saúde” (presidente), Mirsandra Pereira (vice-presidente) e Genilda Araújo Diniz (secretária) já foram empossados nos cargos, com efeito a partir de 1º de janeiro de 2024 e vigência de mandato de um ano.

A Mesa Diretora é responsável por ordenar e gerir o funcionamento do Legislativo. A Mesa tem prerrogativas específicas, como apresentar a proposta de orçamento da Casa, apresentar projetos para alterar o Regimento Interno. É função da Mesa Diretora, ainda, conceder autorização para que prefeito ou prefeita se ausente do município, promulgar Emenda à Lei Orgânica, entre outros.

 

Por ASCOM

Leia Também