Idosos com 60 anos ou mais começam a ser vacinados contra gripe neste sábado (23) em Presidente Olegário

Começa, neste sábado (23), a Campanha de Vacinação Contra a Gripe no município de Presidente Olegário. A data é denominada “Dia D” para idosos com 60 anos ou mais. A meta é que ao menos 90% do público alvo seja vacinado.

Os idosos com 60 anos ou mais, podem procurar a Unidade Básica de Saúde que é cadastrado em Presidente Olegário, de 8h às 15h deste sábado (23). Na mesma data o grupo prioritário (idosos 60 anos ou mais) podem procurar os PSFs dos Distritos de São Pedro da Ponte Firme e Santiago; para receber a dose do imunizante de 8h20min às 13h30min. É necessário levar documento pessoal, cartões de vacina e SUS. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, através do Setor de  Vigilância em Saúde, o cronograma do Ministério da Saúde é que todos os grupos prioritários estão liberados para receber a vacina da gripe, porém, como o quantitativo de doses recebidas pelo município de Presidente Olegário não são suficientes para iniciarmos todos de uma vez, a nossa estratégia inicialmente será priorizar os idosos e caso ainda reste doses do sábado (23), estaremos continuando normalmente para TODOS OS GRUPOS no decorrer da próxima semana.

De acordo com o Programa de Imunização, são 6.890 pessoas dos grupos prioritários que devem ser vacinadas durante a campanha. Mas até o momento só chegaram 720 doses para o município de Presidente Olegário, quantidade considerada insuficiente para atender a todos os grupos prioritários, sendo a assim a Secretaria Municipal de Saúde, priorizou os idosos

Grupos Prioritários:

– Crianças a partir de 6 meses a menores de 5 anos, 11 meses e 29 dias;
– Gestantes e puérperas;
– Trabalhadores de saúde;
– Povos Indígenas;
– Professores;
– Pessoas com comorbidades;
– Pessoa com deficiência permanente a partir de 12 anos;
– Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo;
– Forças de Segurança e Salvamento e Forças Armadas;
– Pessoas em situação de rua;
– População Privada de Liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade;
– Adolescentes sob medidas socioeducativas.

 

 

Por Juarez Martins

Leia Também